21 de abril de 2007

Conhaque, Vira-me!

E foi assim que aqui vim parar. Dispersado ferozmente pela multidão lasciva, estontearam-me de tanta gente que havia. Fui praticamente escorraçado dali, e bendito seja o Criador por ter permitido resguardar um tico de minha vida! Bando de inúteis! Todo esse movimento por conta de um reles empregote de desobstruidor público. Não, Joseph, não te confundas! Mas antes de explicar-te o porquê, faça o favor de encher este copinho mais uma vez, pois foi para isto que vim aqui.

Pois bem, como eu disse, não te confundas com o nome pomposo, e nem na garbosidade dos que o carregam. Desentalar bueiros e desafogar tráfegos de esgoto, isto que é! Falta-me verba até para a comida diária (mas não para mais este copinho, Joseph, garanto!). Posto, então, que fui lá me candidatar a esse trabalhinho lúgubre. Ô gente esfarrapada, que tipinhos imundos! Dei a me perguntar o que estava eu fazendo ali de repente, não fosse os roncos estomacais a me lembrarem dos motivos, até demais. Tinha até alguns ainda de cuecas, Joseph, tamanha era a voracidade pelo cargo, tão de surpresa que foram pegos pelo anúncio! Onde se esconderam os guardiões dos excelentes costumes? O auto-falante da prefeitura começou a convocar, e em um minuto e meio já estava o caos pandemônico.

Ah, se não fosse este copinho santo, de cujo conteúdo mais sacro ainda! Esquenta-me a alma e lava-me a paciência. Quando o oficial da prefeitura, um moço de rosto esburacado, nariz grande e olhos muito miúdos começou a citar o nome dos selecionados - e veja só Joseph, em minutos já haviam até escolhidos os novos trabalhadores! - aí é que o tumulto alcançou níveis infernais! Logo o frio que faz aqui na cidade esmoreceu e o calor tomou o seu lugar. Muitos demandavam justiça, pois haviam aqueles que madrugaram no local cedíssimo, como que adivinhando o anúncio de emprego, acomodando-se nas calçadas e meio-fios. E, apesar disso, anunciaram o dito cujo já com as listas prontas! Que pensam que somos nós? Bufões urbanos?

A confusão foi tamanha que os bondes elétricos não puderam mais trafegar sossegadamente, e os automóveis quase atropelavam os transeuntes. Nos prédios vi gente olhando pela janela, com feições de surpresa, e por que não, asco. Quase uma revolução em frangalhos, Joseph! Daí que derrubaram o pobre moço do palanque em que estava empoleirado fragilmente, e decerto que terminou pisoteado, pois segundos depois vi que alguns mendigos brigavam por um uniforme da prefeitura, e os cachorros desses maltrapilhos decidiam intestinos e pâncreas.

Com a multidão em frenesi, fecharam as portas do escritório da prefeitura rapidamente, contudo os revoltados não cessaram sua confusão. Sabes muito bem, Joseph, que uma barafunda muito bem feita não é incomum de se ver nos dias de hoje, mais prolífica que fumaça preta nas nossas caras. Desemprego carcome a tudo e a todos, tu bem sabes, não é? Mas sabes de uma coisa? Os indignados tão dóceis ficaram de repente que estranhei. Quando percebi, estava chovendo bananas e outras frutas em nossas cabeças. Tratei logo de me abrigar sob um dossel por ali, e sorte foi a minha, pois as criaturas já estavam jogando até melancias e abacaxis. Muitos foram os que ficaram cegos, pois que na curiosidade de olhar para o alto e identificar o que diabos estava acontecendo, surpreendia-se com uma coroada de abaxi na fronte. Vários estatelaram-se com melões na testa, mas de resto, todos se dispersaram, refestelados que estavam pela refeição do dia que chovia para eles. Homens, mulheres, crianças, cachorros, velhos, ratos, baratas, moscas vieram logo depois para aproveitar a ceia. As crianças eram ágeis o suficiente para escapar de balaçoes frutíferos, e as mulheres logo colhiam os restos do chão com os vestidos. Cessada a tempestade alimentar, a rua tomou-se completamente! Qual formigas no torrão de açúcar! Não faltava quem lambia o asfalto vorazmente, com a mais profunda das gulas. Do caroço à casca, tudo se acolhia. Alguns mais espertos, que já fastiosos e satisfeitos, danavam-se a comerciar as frutas mais ou menos intactas que conseguiram apanhar.

Estranho me pareceu, Joseph, que já havia alguns moradores saindo dos prédios, decerto para readquirir o que jogaram. Mas veja lá, os espertalhões vendiam as benditas até pelo quíntuplo do preço de feira! Uma comédia a cara dos prediais!

Felizmente ainda possuo noções de elegância, e dispenso certas posturas impróprias. Prefiro quedar de inanição a submeter-me a tal degredo. Por isso tratei logo de afastar-me dali. Se o emprego já não valia, comida já não havia, motivo não tinha para permanecer.

Pois é, caro Joseph...Quero ver se este copinho aqui pode enganar a fome brutal que sinto. Pois é hoje que não hei de virá-lo, mas o conhaque, este sim, virar-me-á!

Nenhum comentário:

Postar um comentário